Olá amigas e amigos!
Nos dias 17 e 18 de outubro de 2016, tivemos um seminário na cidade de Luz/MG, para que como professores do município e também alguns professores do estado pudéssemos ampliar nossos conhecimentos e aprender algo mais para lidarmos com a inclusão de forma eficaz e satisfatória.
O seminário foi conduzido por Ana Regina Carvalho - Atua na Diretoria de Educação Especial em Minas Gerais (ana.carvalho@educacao.mg.gov.br); Valéria Amormino - Analista na Diretoria de Educação Especial em Minas Gerais ( amormino@educacao.mg.gov.br) e Maria Luiza Gomes ( maria.passos@educacao.mg.gov.br ) - também Analista na Diretoria de Educação Especial em Minas Gerais.
Iniciaram o seminário com uma gravura que nos fez refletir muito sobre determinadas atitudes em sala de aula.
Nos dois dias, todos os profissionais presentes tiveram acesso a diversos materiais, dicas de como usá-los, sugestões de filmes e relatos do dia a dia dessas três mulheres que sabem muito bem o que é trabalhar em uma sala de aula. O que nos motivou, digo principalmente à minha pessoa, foi ter a certeza de que quando fazemos algo que gostamos, corremos atrás das nossas dúvidas e procuramos fazer o trabalho da melhor forma possível pois ser professor é um sacerdócio. E como disse a Valéria, "temos que pensar, pensar, procurar, procurar".
Essa gravura deixa claro o que é realmente inclusão escolar, observem;
Tudo que foi sendo falado, mostrado, já ia buscando os links e registrando em meu celular. Hoje venho então compartilhar com vocês e terei esse precioso material guardadinho aqui, para que se no dia de amanhã eu receber uma criança com alguma necessidade especial, seja qual for o tipo de necessidade, saberei aonde buscar informações. Tenham certeza, já visitei os sites, pdfs, são excelentes materiais e com certeza diminuirá e muito o seu tempo de busca via Google.
SUGESTÕES DE FILMES:
Temple Grandin (2010) Full "Movie'
O Povo contra o Sistema Escolar
O Colecionador de Ossos
Filhos do Silêncio
Helen Keller e o Milagre de Anne Sullivan
Videoconferência - Educação Inclusiva Adaptação Curricular e Ensino Colaborativo
Physically challenged kids runnig race.
As Cores das Flores
Cuerdas
Alguns já havia assistido, outros vou ver aos poucos nos finais de semana.
SUGESTÕES DE SITES COM DIVERSOS MATERIAIS PARA INCLUSÃO ESCOLAR.
- Como lidar com crises nervosas em crianças com autismo e asperger?
- Brinquedos para Crianças com Autismo
- Assistiva - Tecnologia e Educação
- Projeto Logo
- ARASSAC
- Escola de Gente
- Unoesc
- Principais Causas da Deficiência Fisica
- Projeto Fressa
- AEE - Aparecida de Goiânia
- Mec
- Ministério da Educação
- Olhos da Alma
- Acessibilidade Legal
- Coisas de Cego
- Histórias para Crianças com Necessidades Especiais
- Histórias para Crianças com Necessidades Especiais 2
- Projeto Giulia - Mãos que Falam.
- Pedro de Lucena - Autista de 17 anos, faz lindas poesias. Vale conferir!
- AEE - pdf
- Recursos Pedagógicos Adaptados - pdf
- Cartilha de Atividades Inclusiva - pdf
Espero que essa seleção especial que deixo para vocês, seja muito útil, pois no decorrer do seminário tive o privilégio de conhecer um pouco de cada endereço aqui compartilhado, e ver quanto material podemos encontrar nesses sites, desde dicas para materiais para educação especial, recursos pedagógicos adaptados, sites que auxiliam no aprendizado de deficientes visuais e auditivos, enfim um material muito rico. Agora só depende de nós para desenvolvermos um trabalho de qualidade e excelência. Mas para isso, como disse Maria Célia Becattini " Para viver a inclusão, temos que sair de nós e nos colocar no lugar do outro. Assim aprendemos a conviver no mundo!"
Que Deus continue a nos abençoar hoje e sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!
Bjokas...da Bia!!!
Bia, ler sua postagem me faz acreditar que estamos no caminho certo!
ResponderExcluirDia de Teleton..
ResponderExcluir"Assistir o Teleton é uma lição de vida para sermos mais gratos"
é isso que tenho ouvido e lido nas redes sociais.
Mas será que precisa chegar esse dia para praticar o amor ao próximo?
Ou se ama ou não se ama. Mas será que é assim tão simples? Porque como consequência vem a ação desta máxima, que é fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem. Parece um parâmetro perfeito, e provavelmente seja. Mas como fica quando não tratamos o próximo da maneira que gostaríamos de ser tratados?
Este link é de uma guerreira que desde que nasceu vem lutando e tem conseguido. Porém ao entrar lá existem outras crianças, adultos e até animais precisando de sua ajuda,até porque hoje em dia animais tem mais valor que muito ser humano mesmo...Mas nao deixem de doar,você poderá salvar uma vida.
Precisamos de sua AJUDA - DOE, não importa o valor, o importante é a sua DOAÇÃO DE AMOR ♥.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-uma-guerreira-a-guerriar