Olá amigas e amigos!!!
Estamos retornando para mais um ano letivo, sim as férias estão acabando. E como teremos alguns sábados letivos no novo calendário escolar de Minas Gerais, resolvi fazer uma pesquisa sobre o Projeto Escola e Família, que poderá ser desenvolvido no primeiro sábado letivo. Assim, teremos a participação de pais e alunos, de forma diferenciada, com atividades diversificadas e poderemos nos conhecer melhor de forma mútua. Dando um grandioso passo para um ano letivo com melhores metas e objetivos alcançados no término do mesmo.
Confira o projeto, retirado Daqui : UCA na Escola
Projeto Escola X Família
“Educar
é semear com sabedoria e colher com paciência.”
(
Augusto Cury )
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA
APRENDIZAGEM PELA CRIANÇA
Tema: A importância da
família na construção da aprendizagem pela criança.
Introdução:
O
projeto Escola X Família pretende debater sobre a importância da presença da
família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a
construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso
escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
O
trabalho com esse tema, tem como intuito promover uma interação significativa
com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que
possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para
que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das
crianças e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão
posteriormente impactos positivos em suas vidas.
Justificativa:
A
LDB 9394/96 traz o conceito de educação como sendo além da educação formal,
pois é na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao
longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes
permitirá traçar caminhos futuros. Conseguir trazer a família para a escola
ampliará os conceitos formulados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua
cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a
necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela
participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que procure acompanhar o
desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar
quanto na sua atividade na escola se envolvendo e participando com seus filhos.
A
família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de
socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões,
modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003;
Kreppner, 1992, 2000).
Como
a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e
cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de
um dado grupo social, ela será um parceiro a mais na busca pelo cumprimento da
nossa função social e nos ajudará a cumprir com a nossa meta, cada um fazendo o
que lhes é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que
o aluno possa desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e
ter sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em
pareceria com a família.
Objetivo geral:
Desenvolver
um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo
ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento
do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de aproximá-los dos
princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito,
democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles.
Objetivos específicos:
Apresentar
o funcionamento da escola e funcionários para a família para que possam
conseguir a confiança para com o trabalho desenvolvido pela instituição
Fazer
uma reunião mensal, bem como palestras e debates com a família e direcioná-la
ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as produções dos
alunos;
Proporcionar
aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas
ao andamento da educação dos filhos e alunos;
Desenvolver
atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do
ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção
de valores e a resolução de conflitos;
Promover
a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento
escolar dos alunos;
Ressaltar
a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator
primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
Construir
momentos de socialização de idéias e valores com os pais sempre pensando em
quais horários serão convenientes para a família;
Trabalhar
com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
Incentivar
os pais de participarem do conselho escolar e também a organizar uma associação
de pais e mestres;
Elaborar
cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
Promover
o dia da família na escola.
Desenvolvimento:
Buscar
Informações sobre a família, através de conversas ou entrevistas;
Origem
do nome do aluno para formar a sua história;
Álbum
do nome;
Pesquisa
da família montando a árvore genealógica;
Trazer
fotografias da família;
Mural
com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante
do dia, como o trabalho com os monitores;
Dinâmica
para acolher os pais em reuniões
Encontros
com família através das reuniões e eventos;
Palestras
com temas relacionada a estrutura familiar atual;
Oficinas
sobre tecnologia, artesanato, teatro, outras;
Exposições
dos trabalhos realizados em aula;
Filmes
que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;
Passeio
na casa dos alunos;
Promover
jogos com a participação da família;
Metodologia:
Adaptar
filmes sobre a família, construídos pelos alunos ;
Fazer
mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas
familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão,
limites...;
Trabalhar
filmes nos encontros de família que permite a reflexão sobra qual tipo de
família convivemos?
Trabalhar
com dinâmicas, brincadeiras, cantigas nos encontros com os pais;
Perceber
se na família, alguém possuem alguma habilidade artística e procurar
valorizá-las através de apresentações, conversas nos encontros de família;
Promover
oficinas como (fuxico, produção de vídeos, outras) para que os pais possam
estar participando da vida escolar do aluno;
Incentivar
os familiares a estarem participando das oficinas que estão preparadas para os
alunos sobre o uso do laptop;
Atividades:
Releitura
de filme sobre a família;
Pedir
para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
Recorte
de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
Promover
várias oficinas com a participação dos pais;
Convidar
os pais para exposição dos trabalhos dos alunos
Promover
um quadrangular em comemoração ao dia dos pais.
Recursos Humanos: profissionais da escola, família e todos que
participar colaborando com o desenrolar do Projeto e secretaria de educação;
Recursos Materiais: CDs, DVDs,
revistas, jornais, livros, laptops.
Conclusão
É preciso acabar com o estigma de que
a família é o único responsável pelos problemas disciplinares dos alunos, para
tanto uma das ações seria que todos nós lutássemos pela permanência das nossas
crianças com sucesso nas escolas para que possamos aproximar dos nossos
educandos com sensibilidade e respeito fortalecendo a auto-estima e a motivação
dos professores, familiares e alunos.
O sistema escolar, além de envolver
uma gama de pessoas, com características diferenciadas, inclui um número
significativo de interações contínuas e complexas, em função dos estágios de
desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange
também a construção de laços afetivos e preparo para inserção na sociedade
(Oliveira, 2000).
Percebemos que a presença da família
na escola é capaz de despertar na criança o interesse e a curiosidade e
incentivar a sua aprendizagem. O aluno que tem a família presente desenvolve
com maior facilidade em todos os aspectos. Por isso, buscamos com esse projeto
mostrar a família o quanto é importante na formação dos filhos e estarem
presentes na sua vida escolar. A criança que é bem amparada pelos pais no que
se refere ao acompanhamento escolar se sente segura, autônoma e responsável. A
participação das famílias junto a escola, reforça essa integração social e
torna-se significativo o processo de ensino-aprendizagem. Esse processo ajuda a
transformar ações e abre expectativas para a solução de possíveis problemas
escolares.
Referenciais
Amazonas,
M. C. L. A., Damasceno, P. R., Terto, L. M. S., & Silva, R. R. (2003).
Arranjos familiares de crianças de camadas populares. Psicologia em
Estudo, 8(especial),
Oliveira,
Z. M. R. (2000). Interações sociais e desenvolvimento: A perspectiva sociohistórica. Caderno
do CEDES, 20, 62-77.
Após a leitura do projeto, deixo algumas dicas para você acessar, salvar e imprimir. São materiais que serão úteis no desenvolvimento do projeto:
*Que tal desenvolver esse álbum com seus alunos para divulgação no dia da culminância: Meu Álbum.
*Poderá usar as fotos de família para montagem de um lindo mural.
*Assistir ao filme: Pais & Filhos de Hirokazu Koreeda. Ou algum outro tipo: Para os Pais - Veja as Dicas ou Para Pais e Filhos - Veja as Dicas
O
projeto Escola X Família pretende debater sobre a importância da presença da
família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a
construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso
escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
A
família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de
socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões,
modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003;
Kreppner, 1992, 2000).
Objetivos específicos:
Fazer
uma reunião mensal, bem como palestras e debates com a família e direcioná-la
ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as produções dos
alunos;
Origem
do nome do aluno para formar a sua história;
Fazer
mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas
familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão,
limites...;
Pedir
para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
* Além de brincadeiras que envolvam pais e filhos, numa competição saudável, onde o importante é estar junto de quem amamos!
*Lanche compartilhado entre pais e filhos, também seria uma opção para o dia.
*Concurso da melhor receita entre as mamães.
*Apresentação e um Mural das professoras e funcionários da escola, para melhor conhecimento de pais e alunos.
*Lanche compartilhado entre pais e filhos, também seria uma opção para o dia.
*Concurso da melhor receita entre as mamães.
*Apresentação e um Mural das professoras e funcionários da escola, para melhor conhecimento de pais e alunos.
É isso aí, espero que tenham gostado das dicas!
Você tem alguma sugestão diferente?
Deixe para nós, nos comentários, ficaremos gratos!!!
Deus nos abençoe sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!
Um tema sem dúvida muito importante...e que dará um belo projeto! Bj
ResponderExcluir