Olá amigas e amigos!!!
Venho compartilhar um projeto que fiz com meus alunos nessa semana, projeto este que envolveu o tema: Maio Amarelo desenvolvido em conjunto com as famílias dos meus alunos, pois aproveitei e desenvolvi o projeto do PNAIC Hora do Conto, Família na Escola. Espero que seja útil.
Venho compartilhar um projeto que fiz com meus alunos nessa semana, projeto este que envolveu o tema: Maio Amarelo desenvolvido em conjunto com as famílias dos meus alunos, pois aproveitei e desenvolvi o projeto do PNAIC Hora do Conto, Família na Escola. Espero que seja útil.
2- Caderno 8 –
Unidade 2 – pág. 60 a 67 – Reflexão e Ação
Projeto: Maio
Amarelo/Hora do Conto/Família na Escola.
Professora:
Beatriz
Correa da Silva Pereira
Apresentação:
Aconselha-se
que tais ações venham acontecer por ocasião do Projeto do Governo
Estadual: Maio Amarelo em conjunto com curso de formação Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Apesar de
nossa orientação, convém lembrar que a educação deve ser
contínua, portanto, todas as oportunidades em relação ao tema
devem ser priorizadas, independentemente de épocas
pré-estabelecidas.
Público
Alvo:
Alunos
do 2º período vespertino do P.E.M.”Cantinho do Saber” em
Luz/MG.
Questão
Problema:
Relacionamento
da comunidade escolar com o trânsito.
No
cotidiano dos alunos e de toda a comunidade escolar, quer seja urbana
ou rural, existe a questão do relacionamento da população com o
trânsito, que nem sempre é equilibrado.
Várias
campanhas acontecem no sentido de educar os condutores de veículos e
pedestres, no entanto, não são suficientes para concretizar a
formação da cidadania e o comportamento adequado no trânsito. O
processo deve ser contínuo e emerge como uma questão educacional no
sentido de formar adultos conscientes de seus direitos e deveres em
relação ao trânsito.
O
texto do Art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dispõe:
A
educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas
escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações
coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de
Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito
Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.
Portanto,
este projeto vem ao encontro dos anseios da comunidade escolar e das
proposições do governo.
Justificativa:
Determinação da Lei e os Objetivos Educacionais
Tendo
como motivação a determinação da lei associada aos sentimentos de
melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e,
principalmente, a formação de cidadãos conscientes, o projeto
propõe por meio de seus objetivos pedagógicos concretizar uma
relação harmoniosa entre alunos, professores, auxiliares, direção
da escola, pais e responsáveis, envolvidos no sentido de assegurar
a qualidade de vida urbana e de ambientes por onde venham a transitar
pessoas e veículos.
Educar
e formar cidadãos conscientes à luz de valores e crenças justas
significa construir uma sociedade digna e ciente do seu papel na
história da humanidade.
Construir
o conhecimento dos princípios essenciais de segurança no trânsito
com educandos, educadores e a comunidade, conscientizando-os sobre a
importância de manterem as suas integridades físicas e a de seus
semelhantes, quando estiverem utilizando as vias públicas, torna-se
imprescindível nos dias de hoje.
É
dentro desses propósitos que este projeto será desenvolvido.
Objetivo(s)
.Conscientizar
a comunidade escolar sobre as regras e normas relativas ao trânsito
com a finalidade de preservar as integridades físicas de pedestres e
condutores de veículos.
.Construir
valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da
comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias
públicas.
.Valorizar
ações de cooperação, desenvolvendo atitudes compartilhadas com
intuito de difundir o conhecimento construído a todos aqueles que
convivem direta e indiretamente com o trânsito.
·Desenvolver
a consciência da criança no trânsito;
·Identificar
sinais e placas;
·Reconhecer
as figuras geométricas no dia a dia;
·Ler
simbolicamente;
·Trabalhar
com regras;
·Trabalhar
com cores;
·Diferenciar
meios de transporte;
·Realizar
movimentos corporais envolvendo situações do dia a dia;
Conteúdo:
A
atividade é composta por conversa com a classe sobre o conhecimento
que já possuem sobre o trânsito e os meios de transportes,
explicação das regras na mobilidade, passeio no quarteirão da
escola para visualização de algumas placas e sinais de trânsito,
filme relacionado ao trânsito, contação de história sobre o
trânsito, por em pratica o conhecimento adquirido através de
pintura, desenhos e finalizar as atividade com um cartaz feito em
conjunto.
E
desenvolvimento de atividades que envolvam todas as áreas do
conhecimento.
Aprendizagens:
·Desenho
livre, colagens, recorte, pintura, música, conversa informal,
história direcionada, reconto, discriminação visual,
identificação de elementos.
·Formas
geométricas, noção de espaço, de espessura, de posição, direção
e sentido, de quantidade (correspondência um a um), números, cores
primárias, ideia de comparação: devagar e depressa.
·Visão
e audição.
·Características
da cidade, educação para o trânsito, meios de transporte.
·Equilíbrio,
movimentos corporais, deslocamentos corporais, circuitos motores.
Indicação
Literária
·O
Trânsito no Mundinho ( Ingri Biesemeyer Bellinghausen, Difusão
Cultural do Livro),
Vídeos
.Turma
da Mônica em “Educação no Trânsito”.
.Clubinho
Honda – Segurança no Trânsito.
Sugestões
de músicas:
.Motorista
– Patati Patatá.
.Atravessar
a rua – Xuxa.
Ano:
.Pré-escola
Tempo
estimado
.1Semana
Material
necessário
Livro
com história relacionada ao tema, Som, Vídeo, Lápis de Cor,
Tesoura, Cola, Color Set nas cores: Azul, Amarelo e Preto, Material
impresso e Criatividade!
Desenvolvimento
1ª
etapa
·
Após um bate papo na sala sobre o conhecimento de cada aluno em
relação ao trânsito e meios de transportes, professora explica de
maneira simples, que existem ruas, calçadas, pessoas, carros,
animais, etc., fala sobre as regras de ir e vir, e que devemos sempre
estar atentos para evitar acidentes, conforme os aspectos gerados no
bate papo com as crianças.
.Durante
a explicação, é importante mostrar aos alunos exemplos de meios e
regras, podendo usar tanto desenhos como fotos, e junto a isto,
questionando aos alunos, sobre o assunto discutido, para que haja um
entendimento do grupo como um todo.
·A
professora mostra como funciona e onde normalmente são localizados
os semáforos, faixas e sinalizações, utilizando exemplos do dia a
dia das crianças, com um passeio no quarteirão da escola.
·A
professora distribui desenhos sobre o transito para colorir
individualmente.
·A
professora sugere uma aula pratica por meio de uma brincadeira, onde
todos imaginam que estão em um passeio na rua e de repente o
semáforo fica vermelho. Então as crianças param e esperam ate que
ele fique verde novamente. É interessante utilizar musicas para que
deixe as crianças mais a vontade em participar da atividade pratica.
·Falar
sobre os diversos meios de transporte e aqueles mais usados pelas
crianças e suas famílias;
·Fazer
pesquisa em jornais e revistas e fazer também recorte para murais
com os meios de transporte;
·Percepção
das figuras geométricas no dia a dia;
·Utilização
dos blocos lógicos para dar ideias de tamanhos, formas, cor,
espessura.
·Interação
da Família para relatararem dicas importântes aos alunos e contação
de história realizada pelas famílias das crianças. Finalizando
assim nosso projeto: Maio Amarelo.
Produto
final:
.Mural
e Desenhos Individuais.
Avaliação:
.A
atividade será avaliada conforme o desenvolvimento dos alunos nas
indagações e em relação à participação nas atividades
realizadas.
Registro
das Atividades Desenvolvidas:
Momento no qual as mamães contaram a história do livro: O Trânsito no Mundinho.
Montamos um mural com os desenhos para expor na escola!
As crianças assistiram aos vídeos:
Clubinho Honda - Segurança no Trânsito
E aprenderam a música divertida do Patati Patatá;
Motorista.
Após repassar todas as informações para nossos alunos, montamos o cartaz abaixo, para alertar a comunidade escolar dos cuidados com os nossos pequenos grandes pensantes!
Saímos para dar uma volta no quarteirão da escola e observar as placas e demais sinais de trânsito.
De volta à sala de aula, a turminha fez o momento do Faz de Conta, brincando de trânsito!
Gostaria de agradecer imensamente, cada mamãe que se dispôs a nos ajudar!
Com certeza o aprendizado foi melhor com o apoio de vocês!
Que Deus continue nos abençoando hoje e sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!