Páginas

27 de fev. de 2015

Mensagens de Boas Vindas Para Pais de Alunos

Bom dia amigas e amigos!!!
Início do ano, correria total, mas graças a Deus estamos todos bem por aqui...espero que por aí também esteja tudo ótimo. A casa da Bia está em reforma, então além dos preparativos com planos de aulas e atividades para meus pequenos, estou tendo que conciliar minha vida com a bagunça abençoada que está por aqui, creio que ainda durará um mês...mas estou amando...rsrsrs
Nessa semana fiz a reunião de pais na minha turminha, e também fui na reunião de pais dos meus filhos. Vim compartilhar nossos cartões. O que fiz para entregar aos pais dos meus alunos e o que recebi da professora Maristela .
A professora Maristela, fez com o auxílio dos alunos essa linda casinha. Amei a mensagem que está na portinha, e a que ficou no verso foi minha pequena grande pensante: Tainá que fez para mim. Essa estrelinha sempre me surpreende...amo demais!!!
Estou muito feliz em ter Maristela como professora da minha filha, Tainá também está amando!!!

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

E esse abaixo, fiz para os pais dos meus alunos:
Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Também gostaria de compartilhar aos professores que em uma primeira reunião é necessário alguns detalhes, para o sucesso no final do ano letivo.
Sempre devemos fazer a pauta da reunião, colocando os pontos principais para que juntos: família, alunos e professores alcancem os objetivos pedagógicos ao término do ano.
Deixo a pauta que utilizei na minha reunião, e também entreguei a cada pai o horário das atividades desenvolvidas diariamente com os pequenos. Assim, os pais passam a ter uma visão do que os filhos estão fazendo a cada dia da semana. 
Vocês poderão acrescentar e/ou retirar alguns itens, dependendo da realidade de cada professor.

Pauta 1º  Reunião de Pais - 2015
1.      Boas Vindas – Apresentação.
2.    Falar da importância da presença, pois estamos preparando os alunos para iniciar a alfabetização.
3.    Ao final do 2º período os alunos deverão identificar e traçar todas as letras do alfabeto, escrever o nome completo, identificar cores, formas geométricas, os numerais e quantidades de 0 a 9. Escrever palavras simples.
4.    Ficha e baralhinho para serem plastificados ( serão usados também no 1º ano).
5.     Bons hábitos: limite.
6.    Copo, toalhinha, merenda saudável (lanche da escola e barzinho).
7.     Uso correto do banheiro.
8.    Vir uniformizado, com tênis ou sapato confortável.
9.    Dever no primeiro semestre será toda terça e quinta. Ajudar o aluno a organizar: (recortar item por item, colar e fazer margem), capricho e responsabilidade. O colorido deverá ser feito pela criança. O traçado das letras que estivermos aprendendo também deverá ser feito pelo aluno.
10.                       Verificar diariamente a bolsinha com os lápis, ver se estão apontados. A criança deverá ter responsabilidade em cuidar e preservar o material. Cada um deverá usar o próprio material.
11.  Faltar apenas quando houver consultas no horário de aula, e/ou a criança estiver doente sem condições de vir. Remédios deverão ser enviados com horário e quantidade, para que possamos dar.
12.Brinquedo da sexta-feira, procurar mandar um que não tenha problema caso estrague.
13.Estarei disponível para conversar com os pais sobre assuntos particulares nos horários que os alunos tiverem aulas especializadas com as outras professoras. Conforme horário entregue a cada responsável.

E nosso horário de aula ficou assim:

Horário do 2º Período Vespertino do P.E.M “Cantinho do Saber”
Professora Beatriz.


Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
13:00 às 14:00
*Rotina
*Caixa Mágica
*Introdução de letras.
*Rotina
*Explicação e entrega do Dever.
*Atividades caderno de Aula.
*Aula de Artes com a professora Luísa.
*Aula de Psicomotricidade com a professora Dadá.
*Parquinho com a professora Dadá.
*Rotina
*Atividades com jogos, objetos diversos. De acordo com planejamento da supervisora.
14:00 às
15:00
Aula de Artes com a professora Luísa
Pátio
Aulas de Psicomotricidade com a professora Beatriz.
*Rotina
*História

*Rotina
*Explicação e entrega do Dever
*Introdução de Números ou atividades relacionadas ao tema.
*Atividades no caderno de aula.
15:00 às
15:30
Atividades Caderno de Aula.
*Término das
atividades no caderno de aula.
*Atividade no Caderno Específico.
*Atividades caderno de Aula
*Reforçar o traçado e rever a letrinha da semana.
15:30 às
16:00
Higiene,
Lanche,
Recreio e
Descanso.
Higiene,
Lanche,
Recreio e Descanso.
Higiene,
Lanche,
Recreio e Descanso.
Higiene,
Lanche,
Recreio e Descanso.
Higiene,
Lanche,
Recreio e Descanso.
16:00 às
17:00
Caixa Mágica
(Brinquedos)
*Aula de Biblioteca com a professora
Edvane
*Término das atividades no caderno específico.
*História.
*Atividades no caderno específico.
*Sonorização de palavrinhas que começam com a letra da semana.
*Brinquedo de Casa. (Período Livre).
Que Deus continue nos abençoando sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!
Pequenos Grandes Pensantes

26 de fev. de 2015

Quebra Cabeça das Vogais para Imprimir

Olá amigas e amigos!!!
Procurando atividades diferenciadas, vi alguns modelos de quebra cabeça, e fiz os meus para trabalhar com os pequenos grandes pensantes. Imprimi, recortei e colei em folha mais grossa, irei plastificar, durando por mais tempo. Os alunos irão montar cada vogal, brincando memorizarão a letra que estaremos trabalhando semanalmente e aprenderão algumas palavrinhas que começam com determinada vogal. Se você interessar em fazer com seus alunos e/ou filhos, clica na imagem, espera ela aumentar o tamanho, salve para depois imprimir.
Aqui estão eles:
Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Que Deus continue a nos abençoar sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pequenos Grandes Pensantes

Atividades Inéditas Letra I

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes
 Lembrem-se de clicar e esperar a imagem aumentar o tamanho, antes de salvar no seu computador.
Assim as impressões sairão legíveis.
Bons trabalhos!!!
Bjokas...da Bia!!!
Pequenos Grandes Pensantes

Atividades com o alfabeto.

Olá amigas e amigos!!!
Deixo disponível estas atividades, para trabalharmos com os pequenos grandes pensantes.
Clique na imagem, espere que ela aumente o tamanho, para depois salvar e imprimir.
Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Tenham dias felizes e abençoados!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pequenos Grandes Pensantes

22 de fev. de 2015

Decoração Sala de Aula Corujinhas

Boa noite amigas e amigos!!!
Por aqui tudo indo muito bem graças a Deus!!!
Espero que com vocês também esteja tudo ótimo!!!
Estou muito feliz, pois voltei a dar minhas aulas, e estou com uma turminha que me faz todos os dias muito feliz!!! Sabe, foi amor a primeira vista!!! 
Tinha alguns enfeites para sala, mas voltei tão feliz e agradecida com nosso bom Deus, que resolvi encomendar novos cartazes. Assim fiz, minha amiga virtual: Priscilla Alves sempre faz e divulga suas habilidades...quando entrei em contato com ela, já era véspera do início das aulas, pois fiquei sabendo um dia antes que realmente iria ficar em sala de aula como tanto desejava, e me alegrou ao receber um sim, eu aceito sua encomenda. Priscilla tem um blog: Florzinha Arteira local em que divulga suas artes, e uma página no facebook: Florzinha Arteira . Acreditem, ela mora na cidade em que faço meus controles, mas ao receber os cartazes, foi a irmã dela, quem me fez a entrega. Um dia ainda conheço  Priscilla, que além de florzinha é custosa, pois não deu para nos conhecermos. Confesso que superou minhas expectativas, sendo assim, lógico que haverá novos pedidos...com certeza. Super indico, no meu caso peguei pessoalmente, mas ela faz tão perfeito, tão lindo e embala tão bem, que via Correios também chegará perfeito aí na sua residência, seja qual for seu endereço no Brasil. Até itens de aniversário, lembrancinhas...enfim diversos tipos de enfeites e lembrancinhas, Priscilla faz, entre em contato e ficará por dentro dos preços. 
Para entrar em contato com ela, basta acessar os links:
* Whatssap: 37-99624850

Agora vou deixar as fotos das lindezas que ela fez...
Da embalagem, até o momento em que já estão colados na minha sala de aula:

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes


Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Eu Amei, na escola amigas e alunos também amaram, foi um sucesso!!!
Muito obrigada Priscilla, pela disponibilidade e perfeição no seu trabalho!!!
Que Deus continue nos abençoando sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pequenos Grandes Pensantes

18 de fev. de 2015

Projeto: Esquema Corporal

Esquema corporal

O esquema corporal consiste no conhecimento que a criança tem do próprio corpo.
Os movimentos do corpo se integram no espaço e no tempo. Portanto, as atividades de esquema corporal devem ser exploradas em conjunto com as de coordenação viso motora e de orientação espacial e temporal.

O esquema corporal resulta das experiências que possuímos provenientes do corpo e das sensações que experimentamos. Não é um conceito aprendido e que depende de treinamento. Ele se organiza pela experiencia do corpo da criança. É uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o uso que faz de seu corpo. Segundo Le Boulch (1981, p. 74), o esquema corporal é dividido em etapas. 


1ª Etapa: corpo vivido (até 3 anos de idade): corresponde à fase de inteligência sensório motora de Piaget. O bebê sente o meio ambiente como fazendo parte dele mesmo. À medida que cresce, com um maior amadurecimento de seu sistema nervoso, vai ampliando suas experiências e passa, pouco a pouco a diferenciar de seu meio ambiente. Nesse período a criança tem uma necessidade muito grande de movimentação e através desta vai enriquecendo a experiência subjetiva de seu corpo e ampliando a sua experiência motora. Suas atividades iniciais são espontâneas. 


2ª Etapa: corpo percebido ou descoberto (3 a 7 anos): corresponde à organização do esquema corporal devido à maturação da "função de interiorização" que é definida como a possibilidade de deslocar sua atenção do meio ambiente para seu próprio corpo, a fim de levar à tomada de consciência. 



A função de interiorização permite a passagem do ajustamento espontâneo, a um ajustamento controlado que, propicia um maior domínio do corpo, culminando em uma maior dissociação dos movimentos voluntários. A criança, com isso, passa a aperfeiçoar e refinar seus movimentos adquirindo uma maior coordenação dentro de um espaço e tempo determinado. Descobre sua dominância e, com ela, seu eixo corporal. 



O corpo passa a ser um ponto de referência para se situar e situar os objetos em seu espaço e tempo. Neste momento assimila conceitos como embaixo, acima, direita, esquerda e adquire também noções temporais como a duração dos intervalos de tempo e de ordem e sucessão, isto é, primeiro e último. 



No final dessa fase, a criança pode ser caracterizada como pré-operatória, porque está submetida à percepção num espaço em parte representado, mas ainda centralizado sobre o próprio corpo. 



3ª Etapa: corpo representado (7 a 12 anos): nesta etapa observa-se a estruturação do esquema corporal. No início desta fase a representação mental da imagem do corpo consiste numa simples imagem reprodutora e é uma imagem de corpo estática. A criança só dispõe de uma imagem mental do corpo em movimento a partir de 10/12 anos, significando que atingiu uma representação mental de uma sucessão motora, com a introdução do fator temporal. 



Sua imagem do corpo passa a ser antecipatória, e não mais somente reprodutora, revelando um verdadeiro trabalho mental devido à evolução das funções cognitivas correspondentes ao estágio preconizado por Piaget de operações concretas. 



Os pontos de referência não estão mais centrados no corpo próprio, mas são exteriores ao sujeito, podendo ele mesmo criar os pontos de referência que irão orientá-lo.


Objetivos

  • Identificar as partes que compõem o corpo como um todo e observar cada parte isoladamente.
  • Tomar consciência de si, de seus semelhantes e do meio em que vive.
  • Coordenar o domínio do campo visual com a motricidade das partes do corpo.

1º Momento: Linguagem musical e expressão corporal


# Cantar músicas diversas que mencione partes do corpo
  • Cabeça, ombro, joelho e pé...(Xuxa)
  • Fui ao mercado (Formiguinha)
  • Boneca de Lata (Eliana)
No site da amiga Eliane, você encontrará uma grande lista com várias músicas para serem trabalhadas ajudando a desenvolver o esquema corporal das crianças, acesse: Músicas Esquema Corporal - Sugestão de Atividades Escolar.


2º Momento: Hora da Leitura/Desenvolvimento da linguagem

Livro: Pedrinho , Cadê você?

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes


Pequenos Grandes Pensantes








  



  •  Explorar bastante as imagens do livro;
  • Instigar as crianças a interagir com 
história, mostrando as partes do corpo.
  • Encorajar as descobertas das crianças.
3º Momento: Identidade e autonomia.


  • Cantar música que mencione o nome de cada criança.

De abóbora faz melão (Bia Bedran)

De abóbora faz melão
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa da Maria (bis)
Ela pula,
ela roda,
Ela faz requebradinha (bis)
  • Encorajar a participação das crianças...pulando...rodando...fazendo requebradinha.

 Atividade com espelho


Utilizar um espelho para que a criança observe a si mesma.
  • Faça caretas
  • Observe a si própria e aos colegas
  • Veja sua imagem refletida no espelho .

4º Momento: Exploração do ambiente e matemática

  • Contar os coleguinhas
  • Quantas meninas?
  • Quantos meninos?
  • Contar partes do corpo.
Passear ao ar livre cantando...
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem...


5º Momento:

Contorno corpo...

  • Fazer o contorno do corpo de uma criança.
  • Colocar olhos, boca, cabelos, nariz, orelha...
  • Observar os detalhes do corpo no cartaz
  • Afixar o cartaz na sala de aula, para ser observado diariamente.


6º Momento: Desafios corporais

  • Brincar de serra, serra, serrador

Como brincar...


Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando: 


“Serra, serra, serrador 
 Serra o papo do vovô! 
Quantas tábuas já serrou? 
Uma, duas, três!” 



Dica: quando chegar ao "três", faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.

No parquinho: Brincar diariamente no escorregador, túnel, balanços, cavalinhos...etc

Nas aulas de educação física: Desenvolver atividades de subir, descer, pular, rolar, imitar bichos, pular com um pé só, correr, arrastar, dar cambalhotas, etc.,



Esse projeto foi retirado do site da Professora Ivani Ferreira, visitem pois lá tem muito mais conteúdo útil e enriquecedor!!!
Plano de Aula Esquema Corporal

Avaliação: Avaliar se todas as crianças reconhecem as partes básicas(externas) do corpo humano, se participam das atividades...ou se tem algumas com medo ou que ficam muito tímida. 
Na escola em que trabalho, as professoras dos primeiros períodos desenvolveram um lindo caderno no decorrer do ano. Além de todas as dicas aqui registradas, elas iam fazendo trabalhinhos e registrando o desenho corporal de cada criança, mensalmente. Vejam nas fotos abaixo, o trabalho de uma das alunas e como ela melhorou o desenho corporal do mês de fevereiro até novembro. Esse caderno foi feito pela professora e amiga Maria Luísa, do Pré Escolar Municipal "Cantinho do Saber". As demais professoras, registram mensalmente o desenho que a criança faz do próprio corpo, e notamos um grande avanço ao final do ano, após trabalharmos com músicas, brincadeiras, enfim com todas as dicas citadas anteriormente.

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Espero que o Projeto: Esquema Corporal seja muito útil no seu ano letivo!!!
Que Deus continue a nos abençoar sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pequenos Grandes Pensantes