Hoje o post é curto. Apesar do tema ser de grande importância, estarei apenas deixando duas dicas de atividades para sala de aula e uma indicação de vídeo:
Sugestão de Atividades:
Trabalhe os conceitos maior e menor com seus alunos.
Desenvolva a percepção visual trabalhando sequências com os pequenos.
Aproveite o tema e desenvolva uma produção de texto coletiva. Tenha certeza que a conversa renderá muitos aprendizados por ambas as partes...
Esse vídeo que sugeri é perfeito para o melhor entendimento e compreensão dos nossos pequenos grandes pensantes sobre o assunto: DENGUE. Já baixei e passei para meus alunos, eles adoraram e já deram o recadinho em casa, ajudando assim ao combate do mosquito da Dengue e eliminação de possíveis focos de reprodução dos mosquitos.
Hoje vou fazer um post em que destacarei alguns temas importantes no nosso dia a dia e especialmente no dia a dia de nossos alunos.
Higiene...
Higiene todos nós sabemos bem o que é e como deve ser feita nossa higienização diária.
(Higiene é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde).
Porém, nem sempre todos os nossos alunos possuem tal informação e dependem de nós como educadores. Para isso é preciso estarmos trabalhando determinado assunto e incluindo na conversa e aprendizagem a família da criança, para que através de trabalhos em grupo, em casa com a família, ambos possam entender e compreender o quanto é necessário ter e fazer higiene todos os dias.
Vou dividir o assunto em algumas etapas:
Higiene Pessoal:
A higiene pessoal é todo cuidado corporal. Ela não se refere só a tomar banho e escovar os dentes para ficar cheiroso(a). Cuidar do corpo e de sua limpeza é também zelar pela própria saúde. Esses hábitos higiênicos devem ser ensinados desde a infância, o quanto antes, para que os pequenos grandes pensantes os pratiquem com consciência sempre.
Higiene Bucal:
A higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito (halitose). Higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca.
Higiene mãos e alimentos
Ao lavar as mãos corretamente, você evita a contaminação dos alimentos e previne o surgimento de doenças. E por falar em alimentos, confira a postagem sobre Alimentação na Educação Infantil .
As unhas dos pés e das mãos devem ser cortadas e limpas com frequência, para combater o aumento e a transmissão de germes, evitando verminoses, contaminações e várias doenças. Evite andar descalço, isso evita até mesmo cortes com objetos pontiagudos.
Higiene com os cabelos
Lavar os cabelos regularmente e olhar se há algum foco de piolho é um cuidado especial que temos que ter com nossos pequenos grandes pensantes. Quem já não teve o desprazer de pegar ou ter que cuidar de uma criança com piolho?
Como diz a música de Chico Buarque (Ciranda da Bailarina): ...futucando bem todo mundo tem piolho...(risos).
É até dei risada ao escrever, mas fico agoniada ao lembrar de quanto é difícil acabar com esses bichinhos. Filha já teve e foi uma dificuldade danada. Fiz tudo, mas confesso que enquanto não passei Scabin loção quatro dias consecutivos, depois no oitavo dia passei novamente quatro dias consecutivos não obtive melhora. Passava a loção na parte da manhã, enrolava uma fralda na cabeça dela e só lavava a tarde, retirando com o pente fino lêndeas e piolhos ali encontrados. (eca)
Foi uma tarefa árdua e cansativa, mas conseguimos com êxito alcançar nosso objetivo de exterminar os malditos piolhos com suas terríveis lêndeas.
E sabem como ela pegou???
Na escola, na escola havia uma amiguinha que a mãe não estava dando conta do recado e minha pequena pegou. Pensa, minha filha tem MUITO cabelo e são ANELADOS. Sofri, sofri, mesmo. O pior é que pensava, caramba, faço higienização com a menina todos os dias, conforme manda as regras e acontece isso. Aff. Mas no final tudo acabou bem, ela se formou no 2º período, cuidei dela na primeira semana de férias e aprendi a mandá-la para escola apenas de TRANÇA. Isso mesmo, meninas devem ir para a escola sempre com os cabelos presos, trança é ótimo, evita os tais piolhos.
E se você quiser saber mais sobre o assunto indico o blog da minha querida amiga e incentivadora:
Agora vou deixar algumas dicas de vídeos que incluem desenhos e músicas que podem ser trabalhados dentro do tema: Higiene e Saúde na Educação Infantil.
LAVAR AS MÃOS / CASTELO RÁ-TIM-BUM
RATINHO ESCOVANDO OS DENTES / CASTELO RÁ-TIM-BUM
RATINHO TOMANDO BANHO / CASTELO RÁ-TIM-BUM
PIOLHO / COCORICÓ
SAÚDE BUCAL: MISSÃO
HIGIENE E SAÚDE
Postei os melhores vídeos no meu ver. Mas pesquisando você conseguirá uma grande quantidade de opções. Gosto de baixar e passar nos dias de aulas de vídeos. Os alunos amam e conseguem interpretar ainda mais o tema: Saúde e Higiene.
Agora estarei postando algumas atividades para você imprimir e trabalhar com seus pequenos grandes pensantes.
Para fechar com chave de ouro vou postar o mural que minha amiga Iraís fez ano passado com a turminha dela. Ficou muito lindo...
Espero que tenham gostado!!!
Precisando de mais conteúdo ou atividades diferenciadas, deixe nos comentários que vou postar assim que puder.
Hoje vim compartilhar com vocês algumas idéias e sugestões de lembrancinhas para a Páscoa. Essas fotos são de lembrancinhas que fiz para meus alunos e algumas são as que minha filha ganhou na escola. Todas sempre são dadas com um bombom. Agora depende de você a forma de presentear na Páscoa. Pois o que importa é sabermos que Páscoa é a comemoração da ressureição de Cristo. E como professora, gosto de trabalhar a música: Páscoa Para Mim (Turma do Printy), música linda, letra perfeita. Se tiver tempo vale a pena ouvir e assistir ao filme...
Agora vamos ver as sugestões então, ok!!!
A uns dois anos atrás, quando estive em São Paulo, comprei em uma lojinha ( se não me engano, subindo a esquerda da ladeira porto geral) algumas caixinhas em MDF, cheguei aqui em Luz/MG e pedi para uma amiga que é artesã pintar para mim. Comprei algumas, para presentear os filhos, afilhados e a professora de minha filha. Dentro coloquei bombons. Todos ficaram encantados. Mas somente hoje na hora de fazer o post, tirei foto, então as outras caixinhas ficará sem serem expostas.
Quando paramos para pensar na alimentação dos pequenos grandes pensantes observamos que o índice de obesidade vem aumentando devido a facilidade de adquirir os produtos industrializados. Produtos esses que chamam atenção de nossos filhos, sobrinhos, enfim de toda criança. Você já parou para observar que uma criança não fica atraída pelo pacote de arroz ou de feijão mas brilha os olhos ao ver os papéis de balas, bombons, salgadinhos. Tudo um jogo de marketing dos grandes industriários para obter maior lucro. Porém temos que ter consciência que isso em excesso é prejudicial à saúde. Temos sim que ensinar aos nossos filhos a se alimentar de forma adequada e mais saudável.
Cada mãe possui sua forma de ensinar seus filhos a se alimentar. Ensinar os filhos a ter uma alimentação saudável é algo particular de cada um, mas que possuí alguns segredinhos para que seus filhos tenham uma saúde melhor.
Aqui em casa sigo algumas regrinhas, que graças a Deus também é seguida na casa dos avós, quando meus filhos precisam ficar por lá.
São elas:
Doces apenas após a refeição principal (almoço)
Todos os dias faço legumes e verduras. Coloco no prato, mesmo com reclamação respondo: - Coma o que quiser, o que não quiser deixe no cantinho. (Confesso que tem dia que não comem, mas já aprenderam a comer muitos legumes e verduras.
Mesmo que eu não goste de determinado legume ou verdura faço e como. Até esposo aprendeu a comer muitas coisas que não comia. Assim incentivamos nossos filhos a provar, vai que eles gostem mais que nós. E meu filho gosta muito mais de quiabo que eu. #fato.
Sobre líquido na hora da comida, aqui em casa nem a água é bem vinda. Procuro evitar, pois esposo tem problemas de estomago e o especialista disse que temos que tomar água pelo menos meia hora antes ou meia hora após as refeições. Durante, apenas em ocasiões especiais. E nas ocasiões especiais eles optam por refrigerante, amo Coca-Cola, mas meus filhos preferem Guaraná Antarctica, então compro a opção deles 90% das vezes. Agora no decorrer do dia, muita água sempre.
Tenho sempre dentro de uma gamela frutas que ficam ao alcance de meus filhos. Assim no intervalo das refeições eles podem pegar e comer: banana, maçã, laranja, mamão e pera. Na geladeira deixo as uvas, melância e morango. Estas são as frutas mais consumidas em minha casa.
Na hora de tomar um suco, faço com as frutas pois os sucos em pó também não acho legal. Compro raramente, neste mês mesmo ao fazer minha compra eles quiseram um tal de suco que tem uma figurinha do Patati Patatá (jogo de marketing puro, aff) comprei dois envelopes. O suco é tão forte que custei para lavar a jarra após uso. Ainda disse: vejam quanta química vocês beberam. Não vale tomar isso. Minha filha ficou pensativa. Gosto de deixá-los com a "pulga atrás da orelha" gosto de fazer com que meus filhos se tornem críticos e saibam decidir o que é melhor para eles.
Leite é essencial, sempre tomam no café da manhã, lanche da tarde. Estou tirando o leite do meu caçula na hora de dormir, está tendo uma boa aceitação. Pois ele já tem seus 4 anos, já está mais que na idade de tirar. rsrsrs. Procuro evitar os achocolatados, porém não proíbo. Faço sempre um café fresquinho e coloco um pouco. Se oferecer o leite puro também bebem sem problemas. Nunca coloquei açúcar no leite. Não há necessidade.
Na hora do café da manhã e lanche da tarde, opto por pão francês, requeijão, queijo minas, bolos feitos em casa, tortas, pães de queijo e biscoitos (tudo caseiro), mas claro que compro alguns pacotes de bolacha na compra do mês (+- uns 5 pacotes pequenos ao mês). intercalo de forma que quando vou fazer outra compra após 30 dias tem vez que ainda tem bolacha.
Danones são aceitos por aqui, mas não tomam todo dia. Compro alguns no dia da compra. Acabou? Acabou! Então nem pedem, sabem que só no dia da compra.
Doces??? Meus pais sempre fazem: doce de leite, goiabada, bananada, doce de mamão. São doces caseiros sem química. Doces industrializados também quase não compro. (Meus pais nem dão prazo, rsrsrs)
Agora vou deixar algumas dicas para se trabalhar com seus filhos ou alunos:
Um vídeo que sempre passo para meus alunos é este:
Uma música que amo desenvolver com meus pequenos quando vamos trabalhar alimentação é esta: Sopa do Palavra Cantada.
Um livro para ler e desenvolver vários trabalhinhos com seus filhos e/ou alunos:
A Cesta da Dona Maricota ( Tatiana Belinky )
Imagem do Google
Imagem do Google
Imagem do Google
Imagem do Google
Imagem do Google
Imagem do Google
Imagem do Google
Imagem do Google
Assista também a apresentação feita na escola em que trabalho: PEM "Cantinho do Saber"
Espero que tenham gostado.
Se precisarem de algo mais, basta deixar nos comentários que procurarei e depois posto.
Tenham dias felizes!!! AGORA ESTAMOS COM DOMÍNIO PRÓPRIO: www.pequenosgrandespensantes.com.br
Bjokas...da Bia!!!